quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Substância

É qualquer tipo de matéria formada por átomos, cada molécula de uma substancia possui sua quantidade específica de elementos formando diversas combinações.

Ela pode ser tanto orgânica (são aquelas que contêm carbono, no caso os hidrocarbonetos) ou inorgânica (também conhecidas como minerais, sendo estas formadas pelos demais elementos e ate mesmo o carbono em alguns casos).
As substâncias podem ser classificadas de duas formas:
  • Substância simples: é toda substancia formada por um mesmo elemento químico.
Ex: O2 (gás oxigênio)
Cl2 (gás cloro)
H2 (gás hidrogênio)
P4 (Fósforo branco)
  • Substância simples alotrópica: alotropia é uma propriedade da substância simples, que consiste na capacidade de apenas um elemento químico formar varias moléculas diferentes.
Ex: O2 (gás oxigênio)
O3 (gás ozônio)
C (grafite, diamante ou fulereno, dependendo da sua estrutura)
S8 (rômbico ou monoclínico, dependendo da sua estrutura)
  • Substância composta: é toda substancia formada por mais de um elemento químico.
Ex: O2H (água)
NaCl (cloreto de sódio, mais conhecido como sal de cozinha)
H2SO4 (ácido sulfúrico)
HCl (ácido clorídrico)

Substância pura e mistura de substâncias 
As substâncias, simples e compostas, podem ser encontradas puras ou misturadas, esta classificação define-se da seguinte forma:
  • Substância pura: a substância é pura quando encontramos em sua formula apenas moléculas de uma única matéria.
Ex: em um copo de água pura encontramos apenas moléculas de H2O.
  • Mistura de substâncias: a substância é uma mistura quando encontramos em sua formula mais de uma molécula de diferentes matérias, ou seja, mais de uma substância.
Ex: em um copo com água + Sal encontramos duas moléculas de H2O e NaCl.

Mistura eutética e azeotrópica 
Uma mistura pode apresentar ponto de fusão ou ponto de ebulição similares, porém não há registros de misturas que apresentem os dois pontos iguais:
  • Mistura eutética: é toda mistura que apresenta comportamento de substância pura durante o processo de fusão, devido as temperaturas não variarem do começo ao fim deste processo.
  • Mistura azeotrópica: é toda mistura que apresenta comportamento de substância pura durante o processo de ebulição, devido as temperaturas não variarem do começo ao fim deste processo.


A água mineral é uma mistura de varias substancia, seu próprio nome indica que nela encontram-se minerais, junto com esses minerais encontram-se outras substancias tais como: O2, CO2, NaCl, KHCO3, MgSO4 etc.







Gráfico de uma substância
Toda substância possui ponto de fusão e ponto de ebulição, é essa propriedade que nos possibilita separar os componentes de uma determinada substância. Uma substância simples possui ponto de fusão e ebulição bem definidos, já uma mistura pode apresentar: pontos de fusão e ebulição diferentes, apenas o de fusão similar a outra substância (Eutética) ou apenas o de ebulição (Azeotrópica).

Aspectos de uma mistura 
Uma mistura de substâncias pode ser vista de duas formas:
  • Homogênea: quando apresenta apenas um aspecto.
Ex: Água + Álcool.
  • Heterogênea: quando apresenta dois ou mais aspectos.
Ex: Água + Óleo.
   
Fase
É o aspecto de uma substância, visíveis de forma macroscópica, definidas pelo seu estado e as características de sua composição, geralmente a densidade é a mais estudada. 

Podemos definir quantas fazer uma mistura tem observando o seu aspecto, por exemplos, uma mistura de água e areia apresenta duas fazer, pois podemos definir de forma clara o que é areia e o que é água, por ser uma mistura heterogênea, neste caso definimos 2 substâncias juntas, ou seja, duas fases, no caso de água com álcool apresenta apenas 1 fase, pois, a mistura entre elas é homogênea a aparenta apenas um aspecto.

Obs. Toda mistura de gazes são homogêneas, por isso apresentam apenas uma faze.


    Obs2. Não confunda substância simples e composta com substância pura e mistura de substâncias, caso tenha duvidas leia novamente o assunto e olhe a imagem do resumo abaixo: