quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Fenômeno físico e químico.

  • Fenômeno físico: é a transformação da fisionomia de uma matéria que não altera sua estrutura química, podendo reverte-se.
Ex: mudanças do estado físico (como o próprio nome já diz), separação por destilação, fusão da parafina ocasionada pelo aumento de temperatura (apenas passou do seu estado sólido para o líquido).

  • Fenômeno químico: é a transformação da fisionomia de uma matéria que altera sua estrutura química, dando a ela novas propriedades, neste caso é irreversível (se utilizar o mesmo processo inicial).
Ex: digestão, formação da chuva ácida, queima da parafina ao manter contato direto com o fogo (caso a parafina tenha contato direto com o fogo, sua estrutura química será alterada ganhando novas propriedades).



A vela acesa é um conjunto misto de fenômeno físico e químico, pois o pavio ao ser aceso é queimado diretamente pelo fogo modificando sua estrutura química, e a parafina tem dois caminhos, parte dela que se encontra muito próxima do pavio acaba sendo queimada diretamente e tem sua estrutura química modificada, já parte dela que se encontra mais afastada apenas passa do estado sólido para o líquido.