sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Identidade atômica

A descoberta das partículas subatômicas conhecidas como elétrons, prótons e nêutrons, ajudou os cientistas a identificar os átomos de acordo com a quantidade de cada uma dessas partículas. Iremos ver agora os principais conceitos relacionados com essas identificações.

Número atômico
Número atômico (representado pela letra Z) é a quantidade de prótons encontrados no núcleo de um determinado átomo.

Em um átomo no seu estado fundamental (que não formou íons), de carga elétrica igual a zero, o número de prótons é igual ao número de elétrons. Por exemplo: se o átomo de Carbono, cujo número atômico é 6, isso quer dizer que em seu núcleo contém 6 prótons e em sua eletrosfera contém 6 elétrons.

Número de massa
Número de massa (representado pela letra A) é igual ao produto da soma entre o número de prótons (Z) e o número de nêutrons (N) de um mesmo átomo.

Sabendo que o número de massa dos elétrons é desprezível (porém existente), para acharmos um valor aproximado de massa atômica, podemos utilizar a seguinte fórmula: A = Z + N.

Exemplo: dados do sódio (Na).
Número atômico (A) = 11, número de nêutrons (N) = 12.
A = Z + N
A = 11 + 12
A = 23

Número de nêutrons
Para achar o número de nêutrons, basta utilizar a mesma formula, Exemplo:
A = Z + N
23 = 11 + N
N = 23 – 11
N = 12

Átomos neutros e íons
Quando dizemos que um átomo esta em seu estado normal, isso quer dizer que ele está eletricamente neutro, ou seja, o número de prótons é igual ao número de elétrons. Logicamente isso significa dizer que as força negativa e positiva ambas em quantidades iguais, em um mesmo átomo, se anulam.

O núcleo de um átomo não se altera facilmente, caso isso aconteça ele automaticamente se transformará em outro, já os elétrons podem conviver em constantes alterações. 

Obs.: O núcleo de um átomo só perde é ganha prótons e nêutrons quando o mesmo passa por uma Fusão ou Fissão nuclear ou quando o elemento químico emite partículas.

Quando um átomo perde ou ganha elétrons, ele se torna o que podemos chamar de íons. Quando o átomo ganha elétrons ele se torna um íon negativo, também chamado de íon ânion, já quando o átomo perde elétrons ele se torna um íon positivo, também chamado de íon cátion.

Elemento químico
Elemento químico é o conjunto de átomos com o mesmo número atômico (Z).

Henry Moseley propôs, em 1914, a lei de que o número atômico identifica o elemento químico. Exemplo:
O número atômico 6 serve como identidade para o átomo de carbono.

Isótopo, isóbaro, isótono e isoeletrônicos
>